Procure um Médico

Programa de Cuidados Paliativos é destaque

5 de outubro de 2017

Em outubro tem a II Semana de Cuidados Paliativos

 

A Santa Casa de Valinhos implantou e vem intensificando com muito sucesso, o Programa de Cuidados Paliativos para os pacientes, onde procura fortalecer a importância da escuta, da empatia e do cuidado através do controle de sintomas, humanizando o atendimento.

E maio de 2016 toda equipe passou por um treinamento com o médico responsável e Coordenador da equipe de Cuidados Paliativos na Santa Casa de Valinhos Dr. José Carlos Junqueira e de lá pra cá o trabalho vem se desenvolvendo com muito sucesso.

O grupo trabalha focado nos pacientes terminais com respostas rápidas sobre como fazer o atendimento; a comunicação de notícias difíceis, a questão emocional dos familiares e amigos.

O trabalho está sendo desenvolvido com pacientes SUS e demais convênios atendidos pela Santa Casa de Valinhos e tem apresentado bons resultados, a tal ponto da equipe receber elogios e agradecimentos através do jornal, como foi o testemunho da Maria Elisa Vicentini, ao relatar o atendimento recebido pela equipe do Dr. José Carlos Junqueira, Dra Cristina Terzi, Enfermeiras: Adriana Breves dos Santos Renata Pavliuk  e Maiza Gonçalves, a psicóloga Andreza Poloni Peixoto as nutricionistas Suzana Bressan e  Suellen Cristina Alves Nogueira, para uma funcionária do Restaurante da Nona.

No seu relato Elisa agradece e testemunha o trabalho de apoio oferecido pela equipe de Cuidados Paliativos para a paciente amiga, durante a sua permanência no hospital.

“Foi muito importante o acolhimento aos amigos e acompanhantes da paciente para conhecer melhor o seu estado de saúde, os esclarecimentos de como seria conduzido o tipo de tratamento. Foi fundamental a comunicação rápida nos momentos de necessidade às indagações e dúvidas dos familiares, a segurança emocional, a ajuda para a tomada de decisões, o suporte e a certeza de se fazer o melhor para o paciente”.

E Elisa destaca: “Sou muito grata à equipe e espero que toda família, cujo parente estiver nessa situação de necessidade, esteja aberta para as orientações dos Cuidados Paliativos, que ouça com atenção e tenha confiança para tomar as decisões importantes para o paciente”.

O trabalho tem sido tão eficaz, que no período de 13 a 16 de outubro vai acontecer a II Semana de Cuidados Paliativos na Santa Casa de Valinhos, com uma intensa programação de palestras, que serão abertas a todos os interessados.

 

 

 

 

Postado em Boletim | Tags: