Procure um Médico

Santa Casa de Valinhos promove campanha de higienização das mãos

9 de agosto de 2017

Durante todo mês de agosto, a Santa Casa de Valinhos está promovendo uma campanha de conscientização de lavagem das mãos e na semana de 20 a 25 de agosto, serão desenvolvidas ações com todos os funcionários, treinamento de lavagem da mão, uso do álcool gel, etc.

A realização é da  CCIH- Comissão de Controle de Infecção Hospitalar coordenado pela Dra. Paula Telles infectologista e a enfermeira Tamiris Bertagnoli Ramalho. A campanha tem como base as Diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre Higienização das Mãos em Serviços de Saúde. Segundo elas, é importante que o profissional higienize adequadamente as mãos, antes e após tocar o paciente e também antes de realizar qualquer procedimento, para evitar a transmissão de microorganismos que podem causar infecções.

“Já estamos desenvolvendo algumas ações internas, todos os dias os funcionários recebem na tela de seus computadores, uma mensagem perguntando se já higienizou a sua mão, também foi feito um vídeo com a participação da equipe da Santa Casa, distribuição de informativos nas portas dos quartos, banners que chamam atenção também dos visitantes”

“Temos nos corredores das alas, diversos pontos de álcool em gel e em todos os quartos, tem pia, com água e sabão e também o álcool, O visitante pode usar um ou outro, mas todos devem ter a consciência de que são responsáveis pela higienização, evitando transmitir bactérias e assim contribuir para a diminuição da infecção hospitalar”, destaca a enfermeira Tamiris.

O objetivo da campanha é apenas a conscientização da importância de lavar as mãos mãos. Tamiris lembra ainda: “O treinamento aqui na Santa Casa é constante, por que o simples ato de lavar as mãos pode salvar vidas, porque evita a proliferação de doenças e infecções. Dentro de ambientes como hospitais e laboratórios, onde profissionais da saúde como médicos e enfermeiros estão em constante contato com vírus, bactérias e medicamentos a lavagem das mãos é um procedimento que deve ser levado a sério e feito de maneira correta”.

As estatísticas mostram que a cada ano, milhões de pacientes em todo o mundo são infectados enquanto recebem assistência à saúde e esse é considerado como um dos problemas mais freqüentes nos ambientes hospitalares. Por isso, a campanha e a propagação de informações por meio de folder informativo para os pacientes na internação e para os profissionais além do vídeo mostrando dicas de higienização mostrando a importância de manter as mãos sempre limpas.