Procure um Médico

Santa Casa recebe alunos do Colégio Inovati

9 de novembro de 2017

Um grupo de alunos do 8º ano do Colégio Inovati esteve na Santa Casa, na segunda-feira, 6 de novembro, para conhecer um pouco da rotina do hospital e visitar algumas alas.

A visita faz parte de um projeto desenvolvido pela escola com os alunos das diversas idades e coube a este grupo uma ação inédita, que é somar à equipe de Cuidados Paliativos, a fim de amenizar a dor das famílias.

A primeira ação foi uma palestra com Pr. Hiran Pimentel, responsável pelo Departamento de Mobilização de Recursos do Projeto Apaixonados por Saúde.

Na segunda-feira, após conhecer um pouco da rotina da Santa Casa e toda estrutura necessária para mantê-la em funcionamento, os alunos foram apresentados à equipe de Cuidados Paliativos, um trabalho que tem se destacado no hospital a cargo do Dr. José Carlos Junqueira.

Cada uma das integrantes da equipe se apresentou falando um pouco do trabalho, onde procuram fortalecer a importância da escuta, da empatia e do cuidado através do controle de sintomas, humanizando o atendimento.

O grupo trabalha focado nos pacientes terminais com respostas rápidas sobre como fazer o atendimento; a comunicação de notícias difíceis, a questão emocional dos familiares e amigos.

Para esse trabalho a equipe multidisciplinar composta pela Dra. Cristina Terzi, Enfermeira Adriana Breves dos Santos, Enfermeira Maísa Oliveira Gonçalves, Nutricionista Suzana Bressan, Nutricionista Suellen Cristina Alves Nogueira, Psicóloga Andreza Peixoto, Fonoaudióloga Danielle Brito Rodrigues, desenvolve o trabalho atendendo a necessidade do paciente e seus familiares.

Atentos e interessados os alunos ficaram surpresos com tantos serviços necessários. Quando Dra Cristina Terzi contou a eles que o hospital está adotando uma prática de encaminhar para a família após três semanas, um cartão se solidarizando com a dor da família, um dos alunos perguntou por que três semanas? Isso não traria de volta a dor da perda?

A médica respondeu: “Três semanas porque já passou o período maior do luto, uma carta do hospital está comprovada através das pesquisas, que trás um alento para os familiares e nós estamos precisando da criatividade de vocês, para fazerem cartões para que possamos encaminhar para as famílias”.

De imediato os alunos aceitaram e já queriam saber onde entregar.

O Professor e psicólogo Alexandre Vieira da Silva, disse da alegria em participar do projeto junto com a Santa Casa. “Essa é uma grande oportunidade de troca, de aprendizado, numa ação de solidariedade, todos estamos ganhando com esse projeto”.

O Provedor Cláudio Trombeta fundador da Nova Escola, hoje Colégio Inovati, se emocionou ao falar com a turma de alunos envolvidos numa ação tão importante para a Santa Casa de Valinhos.

Alunos de outras turmas também estão envolvidos. Os aalunos de Educação infantil, vão desenvolver o projeto: “De criança para criança”, que consiste na elaboração e arrecadação de materiais para pintura com desenhos infantis, giz de cera, lápis de cor, etc. Esse material será acondicionado em pequenos kits, que serão entregues para as crianças que esperam pelo atendimento no PS do hospital e também aquelas que estão internadas na pediatria, para que possam desenhar ou pintar enquanto aguardam e assim minimizar o tempo de espera.

E o 3º Projeto é fazer uma intervenção na pediatria do hospital, uma pintura na parede, ou organização da brinquedoteca.