Procure um Médico

Santa Casa promove campanha de higienização das mãos

17 de agosto de 2018

No período de 13 a 16 de agosto, a Santa Casa de Valinhos através da SCIH – Serviço de Controle de Infecção Hospitalar e equipe do Núcleo da Higienização das mãos promovem a Campanha da Higienização das Mãos, cujo objetivo é conscientizar os profissionais que atuam no hospital, o quanto esse simples ato de lavar as mãos com água e sabão ou passar o álcool em gel, que é padrão ouro para prevenção de infecção hospitalar, deve ser aplicado para evitar a contaminação.

Diversas atividades foram programadas como: palestras, treinamento in locu, distribuição de álcool gel e uma dinâmica onde os colaboradores se comprometem higienizar as mãos, utilizando a figura de uma mãozinha em uma árvore simbólica. Essa dinâmica teve como tema: “Essa cultura precisa criar raiz”.

Ainda durante a campanha foi apresentado um vídeo elaborado pelos próprios colaboradores, com conteúdos dos cinco momentos da higienização das mãos, que são de extrema importância para a prevenção de infecção que são eles: Antes do contato com o paciente; Antes da realização de procedimento; Após risco de contato com fluídos corporais; Após o contato com o paciente e após o contato com superfícies próximo ao paciente.

A responsável pela realização da Campanha Tamiris Ramalho, destaca a importância do tema e o envolvimento de todos os colaboradores. “Essa é uma prática aqui na Santa Casa, estamos sempre atentos e cobrando isso da nossa equipe de colaboradores, a campanha é apenas um reforço desse comprometimento, que resulta na segurança e tranqüilidade aos clientes que atendemos na Santa Casa de Valinhos”.