Procure um Médico

Santa Casa promove capacitação protocolo SEPSE com toda equipe

2 de maio de 2019

Para um aprimoramento do Protocolo SEPSE, a Santa Casa de Valinhos promoveu nos dias 22 e 24 de abril último, uma palestra a cargo do Dr. André Giglio Bueno médico infectologista responsável pela orientação do protocolo de antibiótico para tratamento da Sepse, voltada para equipe de enfermagem, equipes multidisciplinares e equipe médica.

SEPSE mais conhecida como infecção generalizada, é um termo usado para designar um conjunto de manifestações graves em todo o organismo, decorrentes dessa infecção, com elevada morbidade e mortalidade e altos custos. Seu reconhecimento precoce e tratamento adequado são fatores primordiais para a mudança deste cenário. A implantação de protocolos clínicos gerenciados é uma ferramenta útil neste contexto, auxiliando as instituições na padronização do atendimento ao paciente séptico, diminuindo desfechos negativos e proporcionando melhor efetividade do tratamento.

Dois pontos importantes de capacitação foram desenvolvidos com as equipes: SRIS – febre ou hipotermia, taquicardia e Taquipnéia e também Disfunção Orgânica que engloba alteração do nível de consciência e hipotensão.

Dra Eni Pinho Gerente Médica da Santa Casa de Valinhos destaca que essa iniciativa tem o objetivo de atualizar os conhecimentos da equipe e aprimorar a eficácia do atendimento hospitalar a essa patologia, que é grave e tem um alto percentual de evolução para óbito em todo o mundo. “Quanto mais rápido é feito o diagnóstico e quanto mais rápido é iniciado o tratamento, maior será o número de pacientes que conseguiremos recuperar com menor percentual de má evolução”.

Para a Gerente Médica, o treinamento dos profissionais de saúde nesse tipo de atendimento é de fundamental importância, a educação continuada é importante para a qualidade do hospital.  Um dos pontos de destaque no treinamento é para que a equipe esteja sempre alerta para os sinais que aparecem no quadro clínico e com reconhecimento imediato.