Procure um Médico

Serviço de Cuidados Paliativos na Santa Casa

18 de março de 2016

Com objetivo de implantar na Santa Casa de Valinhos o Serviço de Cuidados Paliativos, aconteceu nos dias 04 e 11 de fevereiro e 03 e 10 de março, o curso para início da formação da equipe que vai atuar neste trabalho.

A Organização Mundial de Saúde define Cuidado Paliativo como uma abordagem que promove a qualidade de vida de pacientes e seu familiares, que enfrentam problemas associados com doenças ameaçadoras de vida, através da prevenção e alívio do sofrimento, por meio de identificação precoce, avaliação  e tratamento impecável da  dor e outros problemas de natureza física, psicossocial e espiritual.

O Projeto do Serviço de Cuidados Paliativos na Santa Casa de Valinhos é uma estratégia da instituição para 2016 e está sendo desenvolvido pelo serviço de Qualidade, com apoio da Alta Direção e pelo médico Dr. José Carlos Junqueira- Geriatra, Intensivista e Coordenador de Cuidados Paliativos na UNICAMP.

A Justificativa para implantar o serviço no hospital, deve-se ao fato que  a Santa casa de Valinhos no atendimento aos pacientes  do município de Valinhos e região apresenta um número considerável de pacientes com perfil para ser atendido pelas diretrizes de cuidados paliativos.

Uma das primeiras medidas é a formação do grupo multiprofissional qualificado para atuação em setores do hospital, cujo processo se iniciou com o treinamento para promover assistência integral e multiprofissional com qualidade, ética e excelência, aos pacientes e seus familiares envolvidos no processo de adoecimento  crônico ou no final de vida.

Se trata de um projeto para implantação a longo prazo mas que trará grandes resultados para melhoria da qualidade da assistência prestada.

Postado em Boletim