Procure um Médico

Santa Casa de Valinhos é o 1º hospital da região a usar o capacete ELMO

24 de março de 2021

A mobilização de pessoas neste tempo de pandemia, tem surpreendido a administração da Santa Casa. Na terça, 23, mais um valinhense – Luiz Carlos Piton, diretor da empresa Esmaltec, sensibilizado com a situação do hospital, fez a doação de um capacete chamado ELMO, que está sendo fabricado pela indústria que trabalha no Ceará.
O capacete ajuda na recuperação de insuficiência respiratória causada pela Covid-19. O idealizador do capacete – Marcelo Alcantara, destaca que após vários testes ficou demonstrado que os pacientes melhoram a oxigenação e tem evolução clínica.
O ELMO está sendo fundamental para evitar a intubação de pacientes, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O dispositivo trata quadro clínico moderado e também auxilia casos em início de gravidade.
O capacete fica acomodado ao pescoço do paciente e permite ofertar oxigênio a uma pressão definida ao redor da face, sem necessidade de intubação. Dessa forma, a pessoa consegue respirar com auxílio da pressurização e oferta de oxigênio. O sistema possibilita, portanto, a melhora na respiração e pode ser utilizado fora de leitos de UTI.
Piton explica que o equipamento pode ser desinfectado e reutilizado. Outro benefício é o custo inferior em relação aos respiradores mecânicos e a maior segurança para os profissionais de saúde, já que, por ser vedado, não permite a proliferação de partículas de vírus.
O diretor da Esmaltec disse que fez questão de doar um equipamento para a Santa Casa, que será o primeiro hospital a ter o equipamento e assim minimizar o problema da UTI. Um outro equipamento igual, deverá chegar em breve, mas o Coordenador Geral de Mobilização de Recursos Pr. Hiran Pimentel, faz um apelo para quem quiser doar outros iguais ou tirar dúvidas é só ligar no 19 9 9362-1357.

Postado em Boletim