Procure um Médico

Comunicação em Cuidados Paliativos

25 de outubro de 2017

A equipe responsável pelos Cuidados Paliativos, na Santa Casa de Valinhos, dirigida pelo Dr. José Carlos Junqueira, promoveu na quinta-feira, 19, um psicodrama envolvendo toda equipe multidisciplinar. O tema: “Comunicação em Cuidados Paliativos”.

O objetivo do encontro foi fortalecer a importância da escuta, da empatia e do cuidado através do controle de sintomas, humanizando o atendimento e procurando dividir o plano de cuidados com o paciente e a família.

Foram dois momentos em dois cenários: um bom e indicado no tratamento do paciente e outro com ações que não são esperadas por parte da equipe do hospital.

Após, a equipe conduzida pelo Dr. José Carlos Junqueira realizou uma análise e discussão com todos os presentes.

O trabalho vem sendo desenvolvido na Santa Casa de Valinhos desde 2016, com excelentes resultados. O grupo trabalha focado nos pacientes terminais com respostas rápidas sobre como fazer o atendimento; a comunicação de notícias difíceis, a questão emocional dos familiares e amigos.

Fazem parte da equipe de cuidados paliativos: Dr. José Carlos Junqueira, Dra Cristina Terzi, Enfermeiras: Adriana Breves dos Santos Renata Pavliuk e Maiza Gonçalves, a psicóloga Andreza Poloni Peixoto as nutricionistas Suzana Bressan e Suellen Cristina Alves Nogueira.

Postado em Boletim | Tags: