No próximo dia 13 de outubro comemora-se o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos e a Santa Casa de Valinhos vai realizar a 1ª Semana de Cuidados Paliativos, de 17 a 21 de outubro, cujo objetivo é implantar uma semente junto à equipe, pacientes e família, fortalecendo a importância da escuta, da empatia e do cuidado através do controle de sintomas humanizando o atendimento.
Maiza Gonçalves – Enfermeira da Qualidade da Santa Casa de Valinhos, lembra que os cuidados paliativos atuam nas necessidades do paciente e de sua família, comprometendo-se a avaliar e tratar os sintomas físicos de desconforto, como dor, fadiga, cansaço, falta de ar e outros que possam causar sofrimento e piora da qualidade de vida. Ao mesmo tempo em que trata os sintomas físicos, orienta-se no sentido de avaliar e cuidar das necessidades emocionais, sociais, familiares e espirituais do paciente e de sua família, respeitando seus valores e crenças “É a arte de cuidar com competência técnica e humanística, o paciente e seus familiares diante da finitude”.
“Ao longo dos últimos três meses a equipe técnica da Santa Casa de Valinhos, participou de dois cursos voltados para Cuidados Paliativos, para preparação de todos os envolvidos com a conscientização e importância deste serviço para o paciente e família. Há muito ainda o que fazer, mas a idéia é que a Semana de Cuidados Paliativos ocorra todos os anos na Santa Casa, beneficiando principalmente o paciente”, disse Maiza Gonçalves.
Programação da Semana de Cuidados Paliativos
No dia 17 de outubro, às 9 horas, no anfiteatro do hospital, haverá uma palestra como tema: “Cuidados Paliativos e como fazer”, a cargo do médico Dr. José Carlos Junqueira dos Santos.
No dia 19, às 13h30 palestra: “Comunicação de Notícias Difíceis” com a Dra. Cristina Terzi.
No dia 20 de Outubro em dois horários: 10h30 e 13 horas – Aula prática sobre Hipodermóclise com Dr. Jayme Sasaki.
Dia 21, às 9 horas, no anfiteatro – Palestra “Inteligência Emocional: Amando o próximo, Amando a si Mesmo? Com Reinaldo Silva de Lima.