Expectativa, desafio, dificuldade, mas acima de tudo muita criatividade para transformar uma simples telha numa obra de arte. Assim tem sido com 26 artistas que toparam pintar cinco telhas cada, com as mais diversas técnicas, dentro do projeto: “Fazendo o que der na telha”. Cada obra será vendida a R$ 1.000,00, cujo valor será destinado à troca do telhado da UTI, PS e demais dependências da Santa Casa.
A ação foi encabeçada pelo Projeto Apaixonados por Saúde, ideia do vice-provedor José Luiz Viel Zanivan, com apoio do provedor Wagner D. Ceroni e está sob a curadoria do consagrado artista Jerci Maccari.
A maioria dos artistas está com os trabalhos concluídos, outros em fase final e outros em fase de criação, mas o grupo está numa grande interação e como disse Jerci o movimento está sendo fantástico!
A artista Dylza Zanella, mestre na arte em porcelana, disse que pintar na telha é desafiador pela textura mais porosa, nunca tinha trabalhado tinta acrílica seca rápido e não dá as nuances a que estou acostumada, mas pela Santa Casa vale qualquer sacrifício.
Kamila Souto Dalmédico, disse que está acostumada a pintar painéis de paredes, telas grandes e pintar uma telha foi desafiador. “Pintei na telha ainda na faculdade e depois nunca mais, confesso que tive dificuldade, resolvi cortar uma garrafa para testar o formato apliquei um desenho e deu certo, ai passei para telha e o resultado foi muito bom, vou pintar outras telhas para presentar amigos e mesmo para decorar a minha casa”.
Também Eliete Tordin, artista que trabalha com a técnica Naif, disse que todo desafio é bacana e bom, não pensei na dificuldade, mas como fazer. “Pensei nas quatro estações como tema, já fiz o outono, as folhas caindo, gosto de colocar pessoas, então tem um menino recolhendo as folhas, mantive um pedaço da telha no tom original como parte da minha composição”.
Para o curador Jerci Maccari o projeto “Fazendo o que der na telha” tem sido fantástico, a troca entre os artistas das técnicas utilizadas, com resultado final que está sendo apresentado no grupo e está encantando e mais importante, já estamos recebendo reservas dos trabalhos. Foi estipulado pela Coordenação do projeto que cada doação seja de R$ 1.000,00 e a pessoa doadora pode escolher sua obra de preferência e também, vai receber um catálogo do Projeto, que está a cargo da Marília Borelli e da Elaine Âmbar, com apoio do Laboratório CDC; vamos ter um vídeo produzido pelo Vinicius Vinasz e provavelmente uma grande exposição em local amplo e sem aglomeração”.
Estão participando: Genivaldo Amorim, Alexandre Filiage, Ana Massara, Kity Mendonça, Amanda Barroso, Melissa Costa, Anderson Vicentini, Vinasz, Marcos Guimarães, Dylza Zanella, Arlete Luthold, Jeronimo Noboru Ohnuma, Cécile Lelu, Elfriede Walzberg, Marta Gehringer, Mauricio Squarisi, Maria Buffa, Renato Castro, Cristina Roese, Wal, Eliete Tordin, Claudia Madia, Arthur Blade, Kamis Souto, Celso Pinto e Jerci Maccari.
A adesão ao projeto deverá ser rápida, confirme desde já com seu depósito ou reserva. Mais informações poderão ser obtidas diretamente com o coordenador Pr. Hiran Pimentel, através dos fones: 19 9 9362-1357 e 19 9 9299-3640, o depósito pode ser feito diretamente na conta para este fim: Bradesco, Ag 0214, CC 2509-7, CNPJ 46.056.487/0001-25, Pix: 46056487000125, lembrando que o valor poderá ser parcelado.