O tempo de quarentena está presente há mais de um mês, toda população vive momentos diferentes e angustiantes e na Santa Casa de Valinhos também muita coisa mudou, houve necessidade de adaptações urgentes, aumento excessivo de aquisição de matérias e EPEIs que não estavam na programação, e por um preço exorbitante exigindo criatividade e trabalho redobrado.
O Superintendente Fernando Pozzuto faz uma análise rápida desse momento: “Estamos vivendo um ambiente de stress, de extrema preocupação, nos redobrando com os equipamentos, com as adaptações físicas que foram necessárias, com os treinamentos aos nossos funcionários, com o fornecimento de todos os EPIs e seu uso adequado e um grande cuidado com atendimento direcionado aos colaboradores da Santa Casa de Valinhos, através da medicina do trabalho, com o monitoramento de todos os profissionais que apresentem os critérios médicos para suspeitas de Coronavírus, visando a Saúde do nosso Colaborador, pois sempre precisamos “Cuidar de quem Cuida”.
Fernando Pozzuto, que há 38 anos trabalha na Santa Casa de Valinhos, um funcionário de carreira que hoje responde pela Superintendência do Hospital, diz que até o momento a estrutura da Santa Casa está suportando os casos da doença, mas isso tem exigido um trabalho imenso de todas as equipes, principalmente da enfermagem, médicos, limpeza, um uso extremo de EPEIs – Equipamentos de Proteção Individual, materiais de uso aos pacientes e equipamentos, que a Santa Casa até o momento, está conseguindo repor.
Mesmo sendo uma entidade Filantrópica, estamos sempre buscando o melhor atendimento, com qualidade e segurança, podem ter certeza que todos estamos dando o nosso melhor, são horas e horas de dedicação com os pacientes, com os familiares e o olhar também para os nossos colaboradores que estão na linha de frente dessa batalha. É muito triste quando pessoas mal informadas saem distribuindo inverdades pelas redes sociais, que causam desgaste para o hospital e insegurança para a nossa população. Faço um apelo: antes de fazer uma crítica venha conversar conosco, temos ouvidoria à disposição para tirar todas as dúvidas, lembre-se da velha história: penas ao vento jamais serão recolhidas, por isso peço a compreensão de todos, tenham certeza que estamos com dedicação total ao nosso trabalho, queremos vencer juntos essa batalha, se puder nos ajude, temos o Fundo Cívico com uma conta específica no Banco Santander – Ag. 3808 Conta Corrente 13000654-8, CNPJ 46.056.487/0001-25, para receber doações, mas se não puder nos ajudar também não nos critique sem fundamentos”, disse o Superintendente.
A Santa Casa dispõe de um total de 28 leitos na UTI, para atender todos os casos, como de COVID19 e também para outras doenças e outros 76 leitos na enfermaria para pacientes SUS, Convênio e Particulares. A situação desta quinta-feira, 23 é a seguinte no hospital: