Procure um Médico

Verbas Parlamentares são liberadas para Santa Casa de Valinhos

18 de junho de 2020

Hospital recebe também cinco respiradores

 Finalmente após meses de espera, o Conselho Municipal de Saúde liberou na tarde de terça-feira, 16, verbas parlamentares no valor de R$1.535.000,00 destinada à Santa Casa de Valinhos. São valores conquistados junto a deputados após muitas visitas do Coordenador de Captação de Recursos Pr. Hiran Pimentel aos Gabinetes dos Deputados em Brasília e também a ajuda de vários vereadores.

Os recursos oriundos de emendas parlamentares, serão utilizados pelo hospital para ampliação do número leitos de UTI para covid-19, além da compra de insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Também parte dos recursos serão destinados ao pagamento de plantões médicos para profissionais da área de saúde, que atuam no hospital.

A liberação das emendas demandou um tempo, porque exigiram vários requisitos burocráticos e normas, entre elas a apresentação de um plano detalhado de aplicação das verbas.

O encontro ocorreu terça-feira, 16, na Sala Ivan Fleury Meirelles, na Prefeitura, sendo que a estimativa é de que os recursos sejam liberados ainda nesta semana para a Santa Casa.

Com os valores liberados das emendas, o Superintendente Fernando Pozzuto destaca que a Santa Casa vai poder ampliar, já nos próximos dias, a capacidade de leitos de UTI para a covid-19. Hoje são 22 leitos disponíveis e a Santa Casa passará a oferecer 27 leitos.

Nesse período de pandemia a Santa Casa de Valinhos já fez três ampliações de leitos na UTI. Em abril eram 12 leitos exclusivos para COVID-19; em maio foi para 16, e recentemente para 22.

“Com 27 leitos exclusivos para COVID-19, esperamos que a Santa Casa tenha leitos suficientes para atender a população, cujos casos vem crescendo nos últimos dias. Estamos fazendo todo possível para atender a todos não só os casos de COVID-19 como outras comorbidades, nossa equipe está em treinamento constante e não temos nos descuidado de nenhum detalhe, atentos aos EPIs – Equipamento de Proteção Individual, medicação, etc. Nosso papel é servir com segurança a todos os nossos clientes, buscando a saúde para todos. “Em nome da Santa Casa agradeço aos Conselheiros de Saúde e autoridades do Município, que entendendo o momento pelo qual estamos passando, também se mobilizaram para que o dinheiro fosse liberado”.

Cinco Respiradores

Outra boa notícia também veio na terça-feira 16, quando através do Governo do Estado a Santa Casa recebeu cinco respiradores para equipar a UTI para tratamento da Covid-19. Os respiradores chegaram na Prefeitura e foram encaminhados diretamente para a Santa Casa, que é o hospital contratado pelo Município para atendimento de casos de coronavírus pelo SUS.