Procure um Médico

Attílio Capovilla  fundador da Santa Casa de Valinhos morre aos 89 anos

17 de janeiro de 2019

Faleceu aos 89 anos, no último dia 6 de janeiro, um dos fundadores da Santa Casa de Valinhos, Attílio Capovilla, viúvo de Dirce Baldin Capovilla, deixando os filhos Márcio, Celso e Rita.

Na Santa Casa de Valinhos além de participar da Assembléia de fundação, foi muito atuante junto à Mesa Administrativa onde ocupou o cargo de tesoureiro até 2012, mas sua vida foi pontuada por vários trabalhos que executou em Valinhos,  sempre de forma voluntária.

Aos 18 anos, Atíllio Capovilla fez parte da diretoria do Clube Atlético Valinhense e por muitos anos atuou junto ao esporte, sem ser um esportista, conforme destaca o filho Celso.

Nas décadas 60/70 foi membro do Conselho Patrimonial da Paróquia São Sebastião e membro do Conselho Patrimonial na Cúria Metropolitana de Campinas. Ainda neste conselho estava a administraçãoda Escola Paroquial São José e depois com a criação a Escola Técnica de Comércio de Valinhos e até o final de suas atividades na década de 90, Attílio Capovilla esteve no Conselho à frente da Tesouraria.

Atíllio Capovilla participou de várias edições da Festa do Figo, atuando junto às comissões organizadoras do evento e mantendo sua profunda dedicação à Paróquia São Sebastião, onde também  dirigiu e atuou como Instrutor, o Curso de Batismo dirigido aos pais e aos padrinhos.

Paralelamente a todas as atividades, Atílio Capovilla que residia ao lado da APAE na Rua Itália, acabou se envolvendo com o trabalho e em 14 de abril de 1984, foi eleito para presidir a entidade, cargo que ocupou apenas por seis meses.

Para os filhos Celso, Rita e Márcio, Atílio Capovilla deixa um grande legado de trabalho e amor a esta cidade. Depois de passar pela Gessy Lever, hoje Unilever, pela Clark, hoje, Eaton, Cargo Van, Clube Atlético Valinhense e Condomínio Portal do Quiririm, Attílio Capovilla, mais do que suas atuações em entidades associativas ou na comunidade, como administrador, gerente ou colaborador, deixa a sua marca quando sua atuação era dirigida ao relacionamento pessoal. Inúmeros são os depoimentos voluntários de pessoas que destacam sua ajuda na forma de lições profissionais, de vida, ou de inspiração pelos seus valores como lealdade e honestidade.

Postado em Boletim