Procure um Médico

Colaboradores da Santa Casa de Valinhos destaca ação da OMS voltada para os profissionais da saúde

6 de maio de 2021

A OMS – Organização Mundial de Saúde declarou 2021 como Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores e neste mês de maio, duas datas importantes aparecem no calendário com grande relevância: Dia Mundial da Saúde comemorado no dia 7, cujo objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida e dia 12 de maio – Dia Mundial dos Profissionais da saúde, eles que representam a alma de estabelecimentos hospitalares.
“Os colaboradores são a vida da Santa Casa, nesses mais de 60 anos eles cuidaram da saúde de inúmeras pessoas, promovendo um serviço inestimável”, destaca o provedor Wagner Ceroni.
Essa indicação da OMS repercutiu no hospital e alguns colaboradores deram seus depoimentos , incluindo médicos, equipe de enfermagem, hotelaria e limpeza.
Um dos mais experientes médicos do Corpo Clínico da Santa Dr. Ruy Meirelles, destaca: “Por longos anos sou casado com a Santa Casa, ela é minha segunda morada. Em comemoração do ano internacional dos trabalhadores da saúde e do dia mundial dos profissionais da saúde quero reconhecer e enaltecer, especialmente neste ano de pandemia, todos aqueles que com determinação, coragem e fé colocam as suas vidas a serviço dos pacientes.Recebam o meu abraço carinhoso.Parabéns!”
Também a Coordenadora de Hotelaria Maria Elena Nunes da Costa, que há 28 anos atua na Santa Casa, destaca que essas datas e especialmente a declaração do Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores é um reconhecimento muito importante. “Comecei como técnica de enfermagem, gerenciamento de leitos e agora como coordenadora de hotelaria. Gostaria de salientar que a Santa Casa é a minha segunda casa. Meu marido diz assim: quando eu chego em casa, eu saio da Santa Casa, mas a Santa Casa não sai de mim. Se eu pudesse definir a profissão de forma diferente eu diria: abraços carinhosos, confiança, sorrisos esperançosos. Parabéns para aqueles que fazem da saúde a sua profissão. A minha relação com o hospital e com os amigos que aqui trabalham é de gratidão”.
Já o Dr Celso Limoli Junior médico neurologista que há muitos anos atua no hospital, tendo ocupado por inúmeras vezes a direção clínica e técnica, lembra que a data nunca foi tão propícia. “Acho que nunca o dia dos profissionais de saúde foi tão merecidamente comemorado. Pessoas que deixam suas famílias e vão enfrentar um inimigo invisível. Vamos mais do que aplaudí-los ,mas orar muito pela vida de todos eles. Sempre fomos a alma viva de todos estabelecimentos de Saúde, que Deus continue nos dando muita força nesta luta e que possamos receber e cuidar de todos que precisarem de nós”.
Emiliane Figueiredo atua na área junto a Santa Casa de Valinhos na área da limpeza diz que os trabalhadores da saúde asseguraram o bem estar e a saúde do paciente, a Enfermagem cuida e acalenta, a Higiene tem um papel fundamental evitando a propagação de microorganismos. “Trabalhando na higiene da Santa Casa, temos ciência que somos tão importante para o controle de infecção quanto aos colaboradores que atuam diretamente com o paciente”.
O Provedor Wagner Ceroni, que diariamente está na Santa Casa, acompanhando de perto todos os setores, conseguiu avaliar a importância desse reconhecimento da OMS – Organização Mundial de Saúde, criada em 1948, para declarar 2021 Ano Internacional dos Trabalhadores da Saúde e Cuidadores. “O trabalho dentro do hospital não é tarefa fácil, os nossos colaboradores precisam lidar com ansiedade, angústia, dor dos pacientes e a luta pela sua recuperação. “Quero transmitir o meu orgulho de ter uma equipe tão comprometida e unida, que está vencendo esse tempo de pandemia com toda força e competência, agradeço a todos e parabenizo pela atuação”.
Também a técnica de enfermagem, Tiani Tamires P. Arantes falou sobre o dia 12 de maio que representa um grande marco na história da enfermagem, pois foi o dia escolhido para homenagear o nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem. Foi através dela que a profissão revolucionou.
“Quando vemos esse reconhecimento através da OMS, aflora um sentimento de gratidão. Minha relação com a Santa Casa de Valinhos começou no dia 10 de dezembro de 2010, dia que ela completava 50 anos. Aqui tive a oportunidade de iniciar como secretária do berçário, depois de alguns anos na função, a administração me presenteou com uma bolsa de 100% para realizar o curso de técnica de enfermagem e hoje atuo nessa função. Adoro trabalhar na área, posso dizer que enfermagem é uma profissão que tenho orgulho de fazer parte”.

Postado em Boletim