Procure um Médico

Curso prepara as gestantes para a chegada do bebê

30 de janeiro de 2017

Inscrições para o curso de fevereiro já estão abertas

Ao saber que está grávida, a mulher sente muita alegria e realização, mas ao mesmo tempo, tem receio do que está por vir. E foi pensando nisso, que a Santa Casa de Valinhos criou em setembro de 2014 o primeiro curso de gestantes, realizado todos os meses por uma equipe multidisciplinar do hospital, em dois módulos: teórico e prático.

No mês de fevereiro ele está programado para os dias 8 e 22, às 18h00 e com um custo de R$ 50,00 englobando o café oferecido às participantes e seus acompanhantes.

O período da gravidez é marcado por intensas modificações fisiológicas, sociais, como também psicológicas. Internamente, todo o organismo se prepara para abrigar o novo ser em desenvolvimento. Socialmente, a mulher se depara com toda uma situação que terá que conviver, com um novo papel de mãe para assumir. Toda a estrutura familiar sofrerá mudanças com a chegada do novo integrante.

O pré-natal é a assistência que se dá à mulher a partir do momento em que ela engravida e o curso de gestantes é complementar ao pré-natal.

O curso é ministrado na Santa Casa de Valinhos, por profissionais que vivenciam todos os dias a rotina da maternidade dentro do hospital. No curso as gestantes recebem informações sobre as mudanças físicas em seu corpo e as alterações emocionais. Trabalham preocupações relacionadas ao parto e dicas que contribuem com seus recursos emocionais para a nova fase de vida.

Para uma das palestrantes, a psicóloga do hospital Andreza Peixoto, estudos mostram que quatro categorias mais importantes em relação à maternidade são mencionadas como sendo de grande importância, sendo elas, as transformações corporais, psicológicas na conjugalidade e a que considera de maior relevância, o Tornar-se Mãe.

Para a também palestrante Nutricionista Suzana Bressan, responsável pelo Serviço de Nutrição e Dietética do hospital, no curso são abordados temas relacionados à educação nutricional no período pré-gestacional e pós-parto, além de orientações para a alimentação saudável na infância, o que menciona fator que refletirá certamente em sua fase adulta concernente a hábitos de vida saudável. Há também temas mais práticos, como triagem neonatal, melhor posição para amamentação, técnicas para o banho, vacinas, engasgo do bebê, etc.

Através da dinâmica do Bebê Ideal, as gestantes poderão construir em argila seu bebê e levá-lo para casa. Inscrições para o curso do mês de fevereiro estão abertas através do telefone 3869-5111 nos ramais 306 ou 283, também pelo whatsApp 99323-5858 ou pelo email maizaqualidade@santracasadevalinhos.com.br. O custo R$50,00.

Postado em Boletim