Procure um Médico

Qual é a importância do trabalho voluntário?

27 de agosto de 2020

Nesta sexta-feira, 28 de agosto, comemora-se o Dia Nacional do Voluntariado, um dia de homenagens para inúmeras pessoas que doam o seu tempo em prol das entidades e também para ajudar pessoas.
Ser voluntário é acima de tudo é um ato de amor, comprometimento, respeito, compaixão, justiça e solidariedade. Para ser um voluntário, a motivação para ajudar o outro deve ser verdadeira, porque se assume um compromisso com o outro, e este deve ser cumprindo e honrado.
Aqui em Valinhos temos inúmeros exemplos de pessoas que fazem trabalhos voluntários, nas entidades, nas igrejas, na Rádio Valinhos, nas associações, hospitais, ongs, a maioria são pessoas anônimas, como formiguinhas que vão e vem com ações diversas.
Para o coordenador de Mobilização de Recursos da Santa Casa de Valinhos Pr. Hiran Pimentel, o trabalho voluntário é capaz de tornar uma pessoa mais tolerante, empática, realizadora e, acima tudo, um excelente profissional. “Vale ressaltar que todos os aspectos de nossas vidas podem melhorar quando o praticamos, aqui na Santa Casa quando olhamos para a história de 60 anos que vai completar em dezembro, veja quantas pessoas atuaram voluntariamente para que esse hospital alcançasse o patamar que está hoje e eles continuam abnegados, hoje coordenados pelo provedor Wagner Ceroni e pelo seu vice José Luiz Zanivan e vamos conclamando sempre a quem nos ajuda com a digitação da Nota Fiscal Paulista, Capelania, Riso em Gotas, Hospitalhaços, eventos, etc”, completa Hiran.

A presidente da FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos que congrega 10 instituições da cidade e pode ver de perto o trabalho voluntário de inúmeras pessoas destaca: “O voluntário é um recurso inestimável! Interessado, comprometido, disponível em ajudar uma causa com suas habilidades. Que coloca em sua vida, o projeto de vida do outro! Nossa gratidão a quem se dedica ao trabalho voluntário.”