Procure um Médico

Santa Casa capacita seus colaboradores sobre o Coronavírus

7 de fevereiro de 2020

 Preocupados com a situação do Coronavírus, a Santa Casa de Valinhos reuniu no dia 4 de fevereiro seus colaboradores, nos dois períodos, para uma Capacitação de Triagem e Manejo para casos suspeitos de nCoV/2019.

Mais de 90 participantes estiveram no treinamento com a Enfermeira da CCIH -Comissão de Controle de Infecção Hospitalar –  Flávia Alcântara Albertini, porque estão preocupados com a situação e a possibilidade de chegar a Valinhos alguém com os sintomas e por isso precisam estar preparados.

Em continuidade às ações de prevenção ao vírus Coronavírus, a Santa Casa participou na tarde do dia 5 de fevereiro, de um encontro com a Vigilância Epidemiológica, UPA, Galileu e demais unidades de saúde do Município, cujo objetivo foi o de orientar o fluxo de atendimento de pacientes com suspeita de Corona Vírus dentro do município, o manejo e triagem destes pacientes.

Coronavírus

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China.

Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Novo coronavírus (nCoV-2019)

O novo agente do coronavírus, chamado de novo coronavírus – nCoV-2019, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), está mobilizando organismos internacionais e a comunidade científica na busca por respostas sobre prevenção, transmissão e tratamento desse novo tipo de coronavírus.

Alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), identificada em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.

O Ministério da Saúde está tomando medidas preventivas para enfrentar o coronavírus (nCoV-2019), se um caso for confirmado no país.

Legenda

1-2 Capacitação na Santa Casa com a enfermeira Flávia Alcântara Albertini

3- Profissionais da Santa Casa no encontro da Vigilância Sanitária, Upa, Galileo e outros órgãos de saúde