Santa Casa implanta Cuidados Paliativos

17 de agosto de 2016

A partir do  dia 1º de Setembro, a Santa Casa de Valinhos inicia um novo projeto, com foco na humanização e maior qualidade na assistência prestada ao paciente e família.

Ao longo dos últimos três meses a equipe técnica da Santa Casa de Valinhos, participou de dois cursos  voltados para Cuidados Paliativos, para preparação de todos os envolvidos com a conscientização e importância deste serviço para o paciente e família.

Cuidados Paliativos envolve o acompanhamento de uma equipe multiprofissional,  o paciente e seus familiares, auxiliando na diminuição do sofrimento através de controle dos sintomas e melhorando a qualidade de vida destes pacientes.

As diretrizes deste acompanhamento serão fornecidas por um médico paliativista com a equipe médica do hospital, enfermagem, psicologia e demais profissionais. Nesta metodologia de trabalho, o paciente e sua família são parte da  equipe, com foco em um cuidado compartilhado onde todos participam.

A enfermeira de qualidade Maíza Oliveira Gonçalves destaca: “Esta é uma semente que estamos plantando com a equipe, pacientes e família, fortalecendo a importância da escuta, da empatia e do cuidado através do controle de sintomas humanizando o cuidado.