Procure um Médico

Santa Casa recebe estagiários do ITPAC

2 de fevereiro de 2017

A Santa Casa de Valinhos fechou parceria com o Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos – ITPAC, uma escola que auxilia e fornece estudos complementares em instituições brasileiras de ensino superior que ofertam curso de medicina reconhecida pelo MEC.

A partir de 1º de fevereiro, 39 alunos iniciaram no hospital, divididos em cinco turmas, com atuação na Saúde da Criança e Adolescente (Pediatria), Saúde da Mulher (ginecologia e obstetrícia), Saúde do Adulto (clinico geral), Saúde do Adulto (Cirurgia de Urgência e Emergência), Saúde Coletiva (medicina da família e da comunidade). Cada turma precisa cumprir 450 horas em cada especialidade, fazendo assim um rodízio entre as áreas e deverão totalizar a carga horária de 2.250 horas, de acordo com a Resolução CONSEPE/UFMT nº 94/2003 de 06/10/2003, Termo de Ajustamento de Conduta entre MPF e UFMT n° 001/2014 no bojo do ICP nº 1.20.000.001877/2014-83; Edital n°001/FM/2016.

Os alunos que vão atuar na Santa Casa de Valinhos, a maioria é brasileiro que se formou no exterior, seguido de bolivianos, um representante do Haiti e um da República Dominicana, todos com formação fora do país e desejam atuar no Brasil. Para essa atuação é necessária a realização de uma prova, os que não conseguem passar nessa prova, precisam fazer o estagio. Neste caso, fornecido por alguma Instituição contratada da ITPAC.

Os alunos precisam ficar sob um “internato” de um ano dentro da Instituição, após esse período o aluno será avaliado e uma vez atingida a meta desejada pelo preceptor e ITPAC, será aprovado e consegue o CRM no Brasil e pode atuar como médico.

Para cada especialidade existe um preceptor médico capacitado do hospital, esse preceptor acompanha o aluno no decorrer do ano através de aulas e provas práticas e teóricas. Existe também um coordenador da equipe que será o Dr. Celso Limoli  Junior Diretor Clínico e Diretor Técnico do hospital.

A Santa Casa de Valinhos cumpre o seu papel de responsabilidade social no processo do revalida, os médicos encaminhados pelo ITPAC terão regras a cumprir dentro do hospital e para desenvolver este trabalho de hospital escola, a Santa Casa de Valinhos receberá um pequeno valor por aluno no sentido de custear as despesas com gastos hospitalares e ensino na pessoa dos preceptores e adequação de espaços para estudo. “Será uma troca importante entre profissionais e estagiários, pois sabemos que ensinando aprendemos”, destaca Dr. Celso Límoli Jr Diretor Clínico e coordenador da equipe de estagiários.

Essa mesma parceria que está sendo feita com a Santa Casa de Valinhos, já foi desenvolvida por outras Santas Casas nas cidades de Ituverava e Franca, esta inclusive já renovou o contrato pelo terceiro ano seguido. O Coordenador da equipe Dr. Celso Límoli Junior juntamente com outros profissionais do hospital visitaram essas cidades e constataram que o estágio não trás prejuízos nem para a instituição e nem para o Corpo Clínico.

Postado em Boletim | Tags: