Procure um Médico

Setembro Amarelo: Santa Casa desenvolve ações sobre o tema

27 de setembro de 2019

O Programa de Gestão de Pessoas englobando a área de psicologia sob a responsabilidade de Andrezza Peixoto, PQVT- Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador, Ouvidoria e Administração, está realizando na Santa Casa de Valinhos uma série de ações para os profissionais que atuam no Hospital, com o tema de prevenção ao suicídio. As atividades acontecem no período de 23 a 27 de setembro.

Na abertura Fernando Pozzuto Superintende, destacou a importância de todos estarem atentos a qualquer sinal que algum companheiro de trabalho possa apresentar. Na sequência a Dra Ana Catarina Elias aplicou com o grupo a técnica Intervenção Rime.

A promoção incluiu ainda, dia 24, palestra com a Dra.Ticiana Paiva sobre saúde e trabalho – 1ºs socorros psicológicos e importância do auto cuidado; dia 25 – Os psicólogos Daniel Gonçalves e Alan Pereira abordam o tema: A promoção à Saúde Mental para o Ambiente Saudável; dia 26 – Psicólogo Pedro, do Plano de Saúde da Santa Casa, fala sobre Equilíbrio Emocional e a voluntária do CVV – Centro de Valorização da Vida – Silvana Calheiros abordará o tema: Falar é a melhor opção.

Serão rodas de conversa na instituição e faz parte do movimento Setembro Amarelo, que incentiva a sociedade em todo o mundo a promover debates sobre o tema do suicídio.

No Brasil, o movimento Setembro Amarelo iniciou-se em 2015, com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e a cada ano vem ganhando mais adesões.

Ação lúdica

Para despertar a atenção dos profissionais, e colaboradores sobre a prevenção ao suicídio, o hospital promoveu na semana, atividades diversas como: escalda pé relaxante; auriculoterapia, análise capilar e corte simples de cabelo, designer de sobrancelhas e uma ação  Setembro Amarelo com pipoca.