Procure um Médico

FEAV vai comemorar cinco anos de trabalho voltado para as entidades

9 de setembro de 2020

Neste ano a FEAV – Fórum das Entidades Assistenciais e Valinhos estará completando o 5º aniversário de fundação. A data será festejada na semana de 23 a 26 de novembro, com uma programação especial que vai incluir a palestra com Eduardo Lyra, fundador do Instituto Gerando Falcões que ajuda mais de 1200 famílias da comunidade de Guarulhos – SP, envolvendo-os através da educação, esporte, cultura, qualificação profissional e renda. Também está programado um painel para debate sobre o 3º Setor, coordenado pelo Presidente da AEVAL – Rafael Di Falco Cossielo.
Outra grande novidade, será o Prêmio Solidariedade FEAV que objetiva homenagear a imprensa, pessoas, empresas, associações, voluntários e profissionais que fizeram a diferença no terceiro setor de Valinhos.
A Presidente da FEAV – Eliane Macari criou um grupo de trabalho para programar o evento, que deverá marcar os cinco anos de trabalho da instituição, que reúne 10 entidades assistenciais de Valinhos: APAE, ACESA, ACES, Grupo Rosa e Amor, Casa da Criança, Círculo de Amigos do Patrulheiro, Santa Casa, Vila Solidária, Cochric e Recanto dos Velhinhos.
A primeira entidade filiada à FEAV, a ser destacada pelo tempo de existência é a Santa Casa de Valinhos, que agora em 10 de dezembro, completa 60 anos de atividades em prol da saúde da população.
José Spadaccia, prefeito na década de 60, queria fazer um hospital municipal e foi à luta, na impossibilidade de fazer com recursos do município optou pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Valinhos, envolvendo a população, empresários, autoridades.
O hospital foi construído com muita garra, desde o início dos trabalhos sempre foi referência no atendimento, com profissionais gabaritados.
Durante os primeiros 20 anos atendeu a população sem reformas ou ampliações, mas a cidade cresceu e a necessidade de melhorias também. Algumas obras como ampliação das alas B e C, construção da maternidade, obras no Centro Cirúrgico entre outras.
A Santa Casa enfrentou muitas lutas, passou por intervenção municipal, dificuldades financeiras, mas nunca fechou as portas. Em 2000 começaram grandes transformações com a reforma de toda a Planta Física.
Em 2008 foi implantando o Plano Diretor, com o slogan de melhorias contínuas “20 anos em 2”, porque cada provedor deveria seguir as normas estabelecidas.
Hoje a Santa Casa de Valinhos tem como provedor Wagner Ceroni, empossado no cargo recentemente, mas que já vem com uma larga experiência de anos atuando como voluntário junto à Mesa Administrativa.
A Santa Casa de Valinhos tem a Certificação de Acreditação ONA nível 1, mantem a sua CND – Certidão Negativa de Débitos, continua fazendo as melhorias em seu pronto socorro e na Unidade de Terapia Intensiva que deverá se constituir numa das melhores UTIs da região. Toda obra custeada por empresários, cidadãos e também por verbas parlamentares.
Em conjunto com o Lions Clube de Valinhos adquiriu um moderno armário de vídeo para cirurgias laparoscópicas e recentemente numa parceria com o Plano de Saúde Santa Casa adquiriu um microscópio de última geração para cirurgias neurológicas, implantou um setor de Oncologia para atendimento aos pacientes da cidade, que necessitam de quimioterapia e um moderno centro de oftalmologia, além de montar um novo serviço de imagens próprio, para realização de exames de tomografia e ultrassonografia, também junto com outras entidades beneficentes de Valinhos, foi contemplada pelo TRT 15 de Campinas com verbas que proporcionou a compra de moderno equipamento de intensificador de imagens (arco cirúrgico), que possibilitará a realização de alguns procedimentos cardíacos/vasculares entre outros convencionais com abertura de mais uma sala cirúrgica.
A Santa Casa é um hospital filantrópico, dirigido pela Mesa Administrativa, atende SUS através de convenio com o município que é o gestor do SUS na cidade, atende convênios, particulares e filantropia.
O hospital dispõe de 1O4 leitos distribuídos pelas Alas B e C, Maternidade, Pediatria e a UTI que oficialmente conta com 28 leitos, mas chegou a atender até 44 leitos, que tem possibilitou o suporte necessário ao combate do Covid-19.
O Provedor Wagner Ceroni vê a FEAV como grande apoiador para as ações que beneficiam as entidades. “Entre as instituições existem problemas comuns, juntos poderemos encontrar soluções, fazer trocas e crescer juntos, porque com todas unidas através deste Fórum das Entidades de Valinhos, ganhamos força para negociações, para busca de melhorias e a grande beneficiada será a nossa população que terá um serviço de muita qualidade para crianças, jovens, adultos e idosos. Parabenizo a FEAV pelos cinco anos e a certeza que muita coisa boa ainda está por vir.”

Postado em Sem categoria